CARF altera seu entendimento sobre crédito presumido de IPI após mudança na composição

TRF considera legal Fisco reter mercadorias para reclassificação fiscal
10 de agosto de 2018
CAE aprova dispensa de prova de quitação de tributos para obter recuperação judicial
10 de agosto de 2018

CARF altera seu entendimento sobre crédito presumido de IPI após mudança na composição

No primeiro semestre de 2018, a 3ª Turma da Câmara Superior do Carf teve alterações em sua composição. Anteriormente à este mudança, a turma mantinha o entendimento de afastar a incidência de PIS e Cofins sobre crédito presumido de IPI, a exemplo do julgamento ocorrido no dia 15 de agosto do ano passado, na qual foi cancelada a cobrança das contribuições exigida a Termotécnica Ltda.

No entanto, em recente decisão ocorrida após das trocas de conselheiros, o colegiado passou a manter o crédito no cálculo da contribuição por voto de qualidade.

Trata-se do julgamento que envolvia um auto de infração lavrado contra a Ipiranga Petroquímica, cobrando PIS relativo a 2004, na qual a petroleira argumentou que o crédito presumido de IPI não teria natureza contábil de receita, mas de recuperação de custos.

Sendo assim, a empresa afirmou que tais valores caracterizavam-se como um tipo de reembolso capaz de reduzir gastos, não sendo classificado como faturamento. Portanto, a companhia solicitou que os valores fossem retirados do cálculo do PIS.

Segundo o entendimento do relator do processo, o conselheiro Luiz Eduardo de Oliveira Santos, tais valores contribuem para o aumento do patrimônio da empresa e por este motivo, devem ser tributado. Ainda segundo ele, tendo como base a lei nº 10.637/2002, afirmou que o PIS incide sobre toda a receita da empresa, independentemente da classificação adotada pela contabilidade.

Seu voto foi seguido por três conselheiros, bem pelo presidente da turma, resultando em uma decisão por voto de qualidade favorável à tributação.

Ipiranga Petroquímica S.A. – 13007.000095/2004-85
Termotécnica Ltda – 10920.001583/200912

Valor Econômico