Comissão isenta do IPI acessórios que adaptam veículos para pessoas com deficiência

TRF5 mantém garantia de compensação de crédito decorrente de incentivo fiscal para fábrica da automóveis
10 de agosto de 2018
CCJ proíbe que empresa adimplente com dificuldade para reduzir dívida seja excluída do Refis
10 de agosto de 2018

Comissão isenta do IPI acessórios que adaptam veículos para pessoas com deficiência

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou nesta terça-feira (7) projeto que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os acessórios utilizados para adaptação dos veículos ao uso de pessoas com deficiência. A isenção, que também se estende aos pneus, valerá mesmo que os equipamentos não sejam originais do automóvel.

O texto (PL 8786/17) recebeu parecer favorável da relatora, a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC). O projeto é de autoria do ex-deputado Marcos Medrado (BA) e trata apenas da isenção do IPI sobre os pneus de automóveis adquiridos por pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autistas.

Zanotto decidiu ampliar o alcance da norma, com a inclusão dos acessórios no benefício fiscal, e de todas as formas de deficiência. “Certamente é uma complementação necessária”, disse a deputada.

O PL 8786/17 altera a lei que isentou do IPI os veículos adquiridos por pessoas com deficiência física (Lei 8.989/95).

Tramitação

O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara Notícias