Teses Enlatadas

Nos últimos anos houve um movimento de criar teses enlatadas, com nomes comerciais tudo quanto as técnicas de venda possam prever.

Com as demonstrações pró Estado da jurisprudência, vê-se que os escritórios de assessoria tributária devem voltar a ser realmente assessoria, vale dizer, apresentar serviços personalíssimos.

Igualmente o cliente deve compreender que a assessoria tributária não tem como único foco economizar ou recuperar tributos.

Um trabalho sério envolve a orientação com muita clareza, demonstração de riscos e fidelidade às boas técnicas.

Realizar um compliance fiscal e jurídico, orientar as melhores estratégias, repensar até mesmo o próprio negócio do cliente.

O Estado é forte e arrecadador, algumas vezes perverso e até mesmo desestimula o progresso.

Por isso, é preciso reforçar a visão de que uma assessoria tributária é muito mais que teses enlatadas.

As teses enlatas surgiram para escalar os negócios tributários, vender mais, pois, o cliente, acostumado com serviços de varejo tem dificuldade de entender que serviços personalizados não são replicáveis.

Entretanto, sabemos que é difícil remar contra a maré, portanto, enlatar soluções tributárias talvez tenha sido o método mais eficaz de as consultorias se manterem competitivas.

Contudo, com os tempos difíceis que enfrentamos, de insegurança jurídica, vejo cada vez mais a necessidade de se retomar o método de assessoria preventiva a fim de que os riscos sejam melhor avaliados e suas consequências mitigadas.

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