Por Pâmela Emília da Cunha Braun
As estratégias de gestão de riscos e compliance são fundamentais no âmbito empresarial, para quem busca um desenvolvimento eficaz e seguro. Trata-se de uma área fundamental dentro das grandes instituições que se destacam no mercado e buscam uma credibilidade de forma mais invulnerável.
A gestão de riscos estabelece diretrizes para identificar, prevenir e corrigir inconformidades internas ou externas que podem gerar problemas e contingências, que ocasionem em prejuízos, danos e circunstâncias de ambiguidade. O principal objetivo desta gestão é proteger a integridade do negócio e, com isso, é possível traçar uma metodologia assertiva para a tomada de decisão, sinalizar as prováveis adversidades e idealizar as possibilidades para contorná-las.
A conciliação da Gestão de Riscos ao Compliance poderá potencializar as ações, possibilitando que os processos realizados estejam em conformidade com os valores da empresa e com a legislação. O intuito é assegurar que as tomadas de decisões não configurem uma desconformidade com a legislação e com a missão das normas internas.
A junção de ambos pode impedir ou diminuir os impactos no ramo empresarial. Cabe ressaltar que é imprescindível possuir uma equipe especializada para que possam assegurar e identificar as necessidades de cada negócio.
Cumpre esclarecer, ainda, que a ausência de profissionais capacitados atuantes na gestão de risco e compliance poderá influenciar na margem de lucros e perdas financeiras, pois é de suma importância um acompanhamento rígido e uma visão mais específica para gerar uma imagem positiva, decisões estratégicas. Neste ínterim, o compliance empresarial deve estar em consonância com suas obrigações legais.
Para implementação desta área específica será necessário desenvolver um código de conduta e de procedimentos que estejam em congruência com a lei e os objetivos da organização.
Por conseguinte, para realizar a adequação desta área no âmbito empresarial será necessário realizar análises dos processos e rotinas da empresa, definir prazos e os responsáveis pelo setor de gestão de riscos e compliance, divulgação do setor para os colaboradores, criação de um canal de denúncias, além de contar com profissionais especializados, que possam focar em avaliação e análises da boa conduta empresarial dos parceiros de negócios, no intuito de concretizar o respeito às regras por parte da administração corporativa.